FAQ – Perguntas frequentes

1 – O que é Redistribuição?

É o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos: I - interesse da administração; II - equivalência de vencimentos; III - manutenção da essência das atribuições do cargo; IV - vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades; V - mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional; VI - compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade. (Art. 37, lei nº 8112/90)

2 – O que é o BIRE?

O Banco de Interesse de Redistribuição – BIRE, instrumento de formalização de interesse, no âmbito do IFRJ, será um registro contínuo de interesse em redistribuição, tornando público e transparente a movimentação de servidores. Sua implantação visa garantir um fluxo periódico de manifestação de interesse na redistribuição sob a ótica da racionalização e adequação às demandas da Administração Pública. A inscrição no BIRE não garante a redistribuição, que é circunscrita aos interesses da administração.

3 – Sou servidor de outra Instituição e quero me inscrever, o que devo fazer?

Primeiramente, você deverá verificar no sistema (https://bire.ifrj.edu.br/) se há vagas disponíveis para seu cargo. As vagas disponíveis para redistribuição serão divulgadas, semestralmente, no sistema do BIRE. A divulgação das vagas ocorrerá de forma conjunta a divulgação de um edital, que conterá o cronograma do BIRE. Há duas possibilidades de oferta de vagas: 1 – Vagas para redistribuição por código de vaga; 2 - Vagas para redistribuição por permuta com um servidor do IFRJ.

4 – Não localizei vaga disponível para o meu cargo, como devo proceder?

Caso o seu cargo não tenha compatibilidade com os cargos disponibilizados (mesmo nível/equivalência de vencimentos), você deverá aguardar a divulgação do próximo edital do BIRE para se inscrever quando houver vaga disponível.

5 – As vagas estão definidas por unidade de lotação ou campus?

Não. As vagas disponíveis visam recompor a força de trabalho do IFRJ, não sendo possível escolher o destino. No ato de inscrição, o candidato poderá indicar a região de interesse, mas não o campus.

6 - Sou docente de outra instituição e quero ir para o IFRJ, mas as vagas não especificam a sub-área do conhecimento, posso me candidatar?

Sim. Os pedidos de redistribuição serão avaliados, pela comissão, com base em critérios institucionais e legais, por meio de análise da documentação, podendo o candidato ser convidado a realizar entrevista presencial ou remota.

7 – Sou servidor do IFRJ e me inscrevi no BIRE, e agora?

Você deve aguardar o período de inscrições e acompanhar no sistema se houve candidatura externa para realizar permuta com você.